COMO ESTÃO AS SUAS METAS PARA O ANO NOVO?

QUAIS AS SUAS METAS? 17 DICAS PARA SABER

O QUE FAZER PARA ALCANÇA-LAS!!

 

Como todos os anos, nesta época começamos o ritual da passagem e planejamos novas metas e objetivos para aquele que se aproxima. E, exatamente neste momento, nos damos conta que mal lembramos o que tínhamos nos prometido no ano que passou.

E como não elaborar metas em vão?

 

 

Fiz uma lista com 17 dicas para que possamos aumentar nossas chances de cumprir nossas metas e objetivos para 2019.

1 – Estabelecer metas e objetivos relevantes. Quanto mais relevância tem para você, maior a possibilidade de realização. LEMBRE-SE: tem que colocar no papel, para que possa ler, reler , rever, avaliar.

2 – Quanto mais maturidade, maior a chance de realização das metas. E o que chamo maturidade é:
a) ter clareza do que não se quer,
b) ter clareza do que se quer,
c) saber que tem que se pagar o preço pelo que quer,
d) saber que não dá para querer tudo ao mesmo tempo na vida.

3 – Quanto mais alinhado ao seu sentido de vida estiver a meta, maiores são as possibilidades de realização.

4 – Se sua meta tem a ver com mudança de habito temos que nos valer da neurociência. E ela diz que, se repetimos por 21 dias seguidos um novo comportamento, conseguimos transformá-lo em habito. Nestes primeiros 21 dias você terá que dobrar ou triplicar sua consciência, disciplina, força de vontade e perseverança, pois sem elas não se consegue mudança.

 

 

5 – Às vezes não conseguimos concretizar nossas metas por falta de memória e foco – o que você pode fazer para ajudar nesse ponto é fazer lembretes, de forma divertida, em vários lugares que você tem acesso todos os dias, por exemplo escrever no espelho, por uma foto na geladeira, etc.. Estar em contato direto com suas metas e objetivos. Focar mesmo.

6 – Você aumenta em 60% a chance de realização de suas metas quando faz um Planejamento Estratégico flexível, com estabelecimento de prazos, alternativas, caminhos, acessos… nada que seja tão audacioso ou impossível de concretizar. FAça sub-metas, ou seja, pequenas metas para ir ao objetivo da grande meta.

7 – Autoincentivo, autoreconhecimento, autoelogio: você tem que premiar-se cada vez que atinge uma etapa estabelecida e não se culpar quando tropeça. Ao contrário, deve conversar consigo, rever os planos, o planejamento, a força da relevância, do sentido dessa realização para a sua vida hoje. Às vezes mudam caminhos no decorrer da chegada ao resultado final. Seja flexível, alerta e consciente de você mesmo. Afinal você é seu maior aliado, é a única pessoa que sabe o custo, o preço e o valor do que quer.

8 – Às vezes temos que buscar ajuda fora e isso não é problema, é solução. Quem pode ajudar? Qual o profissional que pode dar dicas? O que tenho que aprender para alcançar o meu objetivo e meta? Quais as coisas que tenho que fazer? O que tenho que mudar?

 

 

9-  Tudo começa com a definição clara do “por que” queremos realizar aquilo que desejamos. Escute sua voz interior e pense naquilo que realmente tem sentido para você e que contribui com a prática de seus valores. Visualize-se mentalmente alcançando seus objetivos. Isso ajuda muito!

10- Acredite em seu potencial para realizar seus objetivos. Para isso, esqueça um pouco o passado e principalmente algumas crenças limitadoras que podem bloquear sua ação.

11- Seja curioso e dedique tempo investigando mais sobre o assunto e sobre pessoas que realizaram os mesmos objetivos. Inspirar-se em bons exemplos pode contribuir bastante. Estude mais sobre os desafios, problemas e possíveis soluções, além de estudar mais sobre você mesmo, suas potencialidades e fraquezas. Capacite-se.

12- Escreva suas metas de maneira bem específica e defina prazos para realizá-las. Sintetize-as para não perder o foco. Ter 3 metas é mais fácil de realizar do que ter 10. Depois, quebre-as em metas menores para facilitar o acompanhamento. Escreva “vou guardar 50 reais por semana” em vez de “Vou guardar dinheiro para trocar de carro no final do ano”.

13. Organize-se para executar com excelência tudo aquilo que definiu. Para isso, defina as prioridades e tenha disciplina para não deixar as urgências afastarem você das coisas importantes. Seja realista e íntegro com seus propósitos.

14- Tenha iniciativa e coloque tudo em prática. Agora é a hora de começar a atuar em seu plano de ação. Caso algumas pessoas se posicionem como um impedimento, evite-as. As relações de apoio são essenciais nesta fase.

 

 

15- Não se martirize por causa de alguma falha. Para manter-se firme na jornada, não perca o foco, mesmo que sofra um deslize. Se você escorregar, retorne imediatamente ao seu plano de ação. Se a sua motivação estiver vacilando, persista ainda assim. Visualize o seu futuro bem-sucedido e acredite!

16- Defina indicadores para ter evidências de que está no caminho certo e acompanhe periodicamente. Assim, de algo sair fora do previsto, é mais fácil voltar para o rumo correto. Seja flexível se concluir que foi exigente demais consigo mesmo mas não afrouxe demais só para facilitar a realização.

17- Não esqueça de celebrar as conquistas! Isso vai te dar mais força para os próximos desafios e objetivos. A recompensa é um grande impulsionador. Presenteie-se com algo especial, como uma pequena viagem, ao conseguir superar uma etapa. Celebre todos os sucessos.

Vamos fazer nosso planejamento estratégico para 2019? Eu já estou fazendo o meu, pois é o melhor caminho de desenvolvimento e crescimento pessoal.

 

Fonte – Ismê Lucas

Empreendedora Digital

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.