A Técnica Pomodoro , um método simples que melhora sua produtividade e protege sua saúde, provocando você a agendar cortes/ciclos curtos regulares de tempo em seu dia.
Então, sua produtividade não é sua companheira constante? Praticamente uma infiel? Tem dias que você nem pensa em suas tarefas e outros dias você coloca todo o seu tempo para cumprir todas as suas tarefas… e ai, lógico, parece que simplesmente não acontece nada?
Essa técnica é muito simples e não exige quase nenhum material, você pode comprar um timer de cozinha ou simplesmente usar o próprio cronômetro do seu celular.
O fator mais importante dessa técnica é o cronômetro
Você dividirá o tempo em blocos de tempo, podendo ser períodos de 25 minutos, 30 minutos ou quantos minutos conseguir manter-se focado.
O período de tempo varia de pessoa para pessoa, portanto você deve fazer testes. Algumas pessoas preferem 30 minutos, outras 45, alguns trabalham melhor com 60 minutos e existe ainda quem prefira até 90 minutos.
O bloco de tempo realmente depende da sua capacidade de foco e, como eu disse, teste, porém, não utilize blocos de tempo com menos de 25 minutos.
Procrastinação
O verbo procrastinar é utilizado no sentido de negligenciamento de atividades, ou seja, quando algo não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes, por exemplo.
O ato de procrastinar está relacionado com a ansiedade, stress, falta de criatividade e outros sentimentos que ajudam a desconcentrar a pessoa de seu objetivo.
É um equívoco comum achar que longas horas e dias ocupados se somam a alta produtividade. Em um estudo da Universidade de Illinois mostrou que estar ocupado durante longas horas em uma tarefa reduz a produtividade, enquanto que se você quebra esse tempo, você se mantém focado e energizado.
Produtividade Descomplicada.
Todo Mundo já sabe que trabalhar sentado por um longo período pode ser prejudicial para a sua saúde. Tem outro nome horrível: Sedentarismo.
Essse palavrão está associado a obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes… a boa noticia, é que não é só você, é um maior risco global de morte. Mas, até recentemente, os especialistas acreditavam que isso o risco poderia ser compensado pelo exercício regular e vigoroso.
Mas o sueco, Dr. Elin Ekblom-Bak, cientista esportivo provou com uma pesquisa que apenas intervalos regulares, dando stops em qualquer atividade, seja qual ela for, podem reduzir esses riscos para a saúde. Viu? Mas outra boa noticia.
Passo a Passo para alcançar a Produtividade Descomplicada
A TÉCNICA Pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 80, com o livro mais vendido do mesmo nome foi atualizado e revisado em 2013.
“Pomodoro” é o tomate italiano mesmo. Mas funciona Mesmo mesmo.
A técnica ajuda você a estruturar suas tarefas em sessões de 25 minutos, cada uma separada por uma curta pausa. Cirillo apelidou a técnica, homenageando o temporizador de cozinha em forma de tomate que costumava usar quando era estudante universitário.
O método é simples. Cada sessão de 25 minutos é um “pomodoro”.
Quando você completar um, faça uma pausa de cinco minutos antes de embarcar no próximo.
Quando você completou quatro pomodoros, tire uma pausa mais longa para descansar e retorne recarregado.
Pode parecer contra-produtivo tomar tantas pausas ao longo do dia, mas a pesquisa mostra que isso pode realmente aumentar seu foco quando você volta para a tarefa em que você está fazendo.
Passo a Passo para a técnica Pomodoro
Passo 1: verifique sua agenda
Olhe para a sua lista de tarefas ou seu plano de ação, verifique sua agenda, e pense sobre o que você precisa fazer hoje.
O tempo de cada tarefa deve levar um pomodoro (sessões de 25 minutos).
Agora, cronograma suas tarefas para que elas se encaixem confortavelmente com seus outros compromissos para o dia.
Também programe o tempo para os seus intervalos de cinco minutos para cada
Passo 2: Defina seu temporizador da técnica pomodoro
Antes de começar, certifique-se de que você tem tudo o que precisa para começar suas tarefas.
Defina seu cronômetro, você pode usar o seu celular.
Um temporizador de cozinha tradicional é bacana se você trabalha em casa, mas, se você vai implementar o método Pomodoro onde tem mais
Colegas de trabalho, talvez o tic tac possa ser um ruído não muito produtivo para quem não está engajado na sua dinâmica, pode entornar o Pomodoro, se é que você me entende.(brincadeira)
Todos os tipos de temporizadores online estão disponíveis.
Você pode até obter um temporizador Pomodoro para seu dispositivo iPhone® ou Android ™.
Definindo o seu temporizador, faça um compromisso de trabalhar apenas na tarefa em questão.
Lembre-se, você tem um tempo limitado para concentrar sua atenção nela. Então, no seu descanso, você pode retornar ligações, olhar o watsapp ou bater um papo furado,beber uma água, um chá.
Com isso em mente, faça o que puder para minimizar as interrupções antes de começar.
Defina a tarefa, desligue o telefone e os alertas de e-mail / chat e deixe um aviso: Estarei livre em 25 min.
Passo 3: Trabalhe em sua tarefa e apenas essa tarefa
Dê toda sua atenção à tarefa em questão durante o período de duração da sessão.
Não deixe sua mente distrair com ideias ou pensamentos sobre outras tarefas. Tipo passando uma lista do que fazer. Se esses pensamentos surgirem, use um bloco de anotações para mais tarde dar atenção a eles.
Se necessário, você pode ajustar sua agenda para trabalhar nelas no próximo
sessão, mas, por enquanto, fique com o que você deveria estar fazendo.
Se você completar o seu trabalho antes do seu tempo, use o tempo restante para atividades de rotina, ou para outras tarefas curtas.
É uma boa ideia fazer uma nota de como está avançando os ciclos pomodoro de cada tarefa programada, para que você possa usar isso para
planejamento futuro – ou comparar níveis de produtividade à medida que o tempo passa.
Passo 4: Faça uma breve pausa
Quando o seu temporizador dispara, faça uma pausa de cinco minutos, você deve fazer isso, mesmo que você esteja “no fluxo” porque estas pausas são o seu tempo para descansar e “recarregar sua baterias “.
Você pode pensar que interromper seu trabalho com pausas, seja uma perca de tempo, mas regular as pausas restaurarão sua energia e melhorarão sua produtividade a níveis que mais do que compensar qualquer perda de tempo. O arquiteto da Tecnica Pomodoro, argumenta que os níveis de energia são muito mais importante do que o tempo.
A abordagem Pomodoro funciona mantendo sua energia, para que você não precise perder tempo trabalhando em tarefas quando sua concentração está com níveis baixos.
Para obter o máximo benefício, use seus intervalos para se afastar da tarefa por inteiro.
Mova-se , dê um passeio, faça algum tipo de exercício. Prepare uma xícara de café, pegue um copo de água, essas atividades são o suficiente para evitar problemas de saúde.
Quando estiver de férias, não pense em trabalhando.
Esta é a chance do seu cérebro absorver o que você aprendeu, então não faça
tudo o que exija muito pensamento!
Além disso, resista à vontade de usar seus intervalos para recuperar o atraso nas redes sociais, e-mails, não caia na teia da web.
Use o tempo para fazer outra coisa, medite, destrua alguns
documentos antigos ou conversar com outro membro da equipe. Se você trabalha em casa, você poderia até lavar a roupa.
Passo 5: continue suas sessões de trabalho e dê uma pausa mais longa
Quando a sua interrupção acabar, reinicie o temporizador para a próxima sessão e continue com suas tarefas.
Quando você completou quatro pomodoros, faça uma pausa de 20 a 30 minutos.
Faça uma caminhada, coma um lanche saudável, faça o almoço, leia um livro … qualquer coisa, então desde que te leve de sua tarefa por um tempo e limpe sua mente do que você estava fazendo antes.
Lembre-se, o importante aqui é reabastecer seus níveis de energia. Somente
porque as diretrizes dizem trabalhar para o final da sessão ou para completar
quatro pomodoro antes de fazer uma pausa mais longa, não sinta que essas regras estão definidas engessadas.
É importante ouvir seu corpo. Se a sua mente começa a vagar ou você começa a sentir cansado, não pressione até o final da sessão.
Você também pode achar que você pode se concentrar por mais tempo nas manhãs e depois precisa de pausas mais freqüentes à tarde. Uma vez que você encontrou seu ideal padrão, você ficará surpreso com o que você pode conseguir em um dia útil.
Prós e contras da Técnica Pomodoro
Objetivos da Técnica Pomodoro
- Aumentar a concentração;
- Aumentar a produtividade;
- Estimular a agilidade;
- Estimular o foco;
- Diminuir as interrupções;
- Aprender quanto tempo você demora em cada tarefa;
- Aliviar a ansiedade,
- Evitar procrastinação.
Existem vários benefícios de usar a Técnica Pomodoro para gerenciar o seu tempo.
Usá-lo para quebrar as tarefas em sessões de trabalho mais curtas e altamente focadas ajuda você gerencie seu tempo de forma mais eficaz e fazer grandes projetos parecerem menos estressantes.
Também incentiva você a minimizar as distrações, ao mesmo tempo que desencoraja a multitarefa e procrastinação
E chega de drenar seu habilidade em focar e embaçar a sua produtividade .
A pesquisa confirma que intervalos curtos regulares são bons para sua saúde e melhorar a sua concentração, o que aumenta os níveis de produtividade.
O método é especialmente adequado para pessoas com transtorno de déficit de atenção (TDAH).
Além disso, porque as breves pausas frequentes dão a você a oportunidade de assimilar informações, você terá mais oportunidades para esses “momentos de insights ” quando as ideias parecem, e desfrutar da descomplicada Produtividade.
Aproveitar o tempo para descansar e recarregar ao longo do dia também ajuda você se sente menos cansado.
A técnica Pomodoro é simples e fácil de implementar. Isto requer pouco mais do que um cronômetro e uma atitude vou me descomplicar e de “posso fazer”, melhorar sua saúde e sua produtividade.
Experimente e veja que vai funciona para você! Seja produtivo!!
Ismê Lucas
ismelucas@gmail.com